Banner
Pesquisas predefinidas:  Últimos documentos 
DESTAQUES
 Pesquisar o catálogo

Consulte o catálogo da biblioteca, recorrendo a várias opções de pesquisa. Pode pesquisar o catálogo por vários critérios (Autor, Título, Assunto, ISBN, etc.), Pode ainda criar expressões de pesquisa complexas recorrendo a operadores booleanos e cruzar vários índices.
 Como pesquisar?

O sistema integrado de gestão de bases de dados bibliográficos biblio.NET disponibiliza 3 formas de pesquisa: pesquisa simples, pesquisa avançada e percorrer índices. Para realizar qualquer tipo de pesquisa, deverá selecionar a base de dados em que pretende pesquisar (por omissão, encontra-se selecionada a Base bibliográfica geral). A Base bibliográfica geral permite pesquisar um documento em simultâneo, ou seja em todas as bases de dados disponíveis. Através da informação da cota (campo da localização), poderá verificar onde é que o documento se encontra fisicamente, com exceção da base de dados Biblioteca Digital Camões em que o acesso ao documento é feito remotamente. Se pretende pesquisar uma determinada coleção, deverá selecionar a base de dados dessa mesma coleção.

Pesquisa simples - permite pesquisar uma ou mais palavras (expressões de pesquisa) na base de dados selecionada. Este tipo de pesquisa devolve um grande número de resultados, uma vez que recupera o termo de pesquisa em todos os campos da base de dados. Nota: Recomenda-se que na pesquisa simples esteja selecionada a opção ‘Todas as palavras’.

Pesquisa avançada - permite pesquisar em vários campos, bem como utilizar auxiliares de pesquisa (os chamados operadores booleanos: E, OU e NÃO). Preenchendo determinados campos, é possível restringir a pesquisa ao documento que se pretende encontrar. Por exemplo, colocando o título, o ISBN ou mesmo o autor. Se necessário, pode consultar a lista de termos mais próximos, clicando no botão (A..Z).

Percorrer índices - Permite navegar alfabeticamente na lista de termos de qualquer índice de pesquisa. Os registos encontrados são apresentados segundo o formato de visualização selecionado na página "Opções" (descrição completa, ISBD, NP405 e abreviada). Nota: Os termos podem ser digitados em maiúsculas/minúsculas, com ou sem acentos. Pode utilizar o caractere de percentagem (%), que substitui vários caracteres, para truncar a palavra que procura e obter todos os termos relacionados com essa palavra. Os termos podem ser truncados à esquerda ou à direita.
 
Exemplo: a pesquisa de portu% terá como resultados as palavras português, portugueses, portuguesa, Portugal, etc.
 Como utilizar a Biblioteca Digital?

A Biblioteca Digital Camões é um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a disponibilização de um acervo de documentos, digitais ou digitalizados, para leitura gratuita, sem necessidade de registo ou subscrição. A Biblioteca Digital Camões tem autores e edições no domínio público, mas também edições atuais de autores vivos, protegidas por direitos de autor e direitos conexos. Consequentemente, cada edição publicada tem um nível de acesso que é resultado da expressão de uma vontade conjunta do Camões, I.P., e do editor e/ou instituição proprietária da edição.
 
Nesse sentido, existem níveis diferenciados de acesso:
1 – Apenas leitura;
2 – Leitura e impressão;
3 – Leitura, impressão e cópia.

A Biblioteca Digital do Camões é uma base de dados que se encontra integrada no catálogo bibliográfico. Está incorporada na Base bibliográfica geral e organiza-se por temas. A maioria das obras encontra-se em formato PDF.
Se não tiver o programa Adobe Reader instalado no seu computador, deverá obtê-lo na página oficial do software.
 
Sobre a Biblioteca Digital Camões: Mais informações .
 As bibliotecas físicas

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. possui uma vasta rede de Bibliotecas, integrando quer a biblioteca Camões, I.P. na sede em Lisboa (em fase de reestruturação), herdeira dos acervos bibliográficos dos organismos que o antecederam (IPAD e Instituto Camões), quer as 16 bibliotecas disponíveis nos Centros Culturais Portugueses em diversos países, com predominância nos países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).